Geografia - Ambientes da terra
  E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - Prof. Silvio - 2006 - S1A8
Ambientes da Terra - Introdução
É de fundamental importância compreender como nossa morada "funciona". Este sistema, formado pelo Sol e inúmeros astros que giram ao seu redor (Sistema Solar), constitui, enfim, nossa morada. A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes que dão sustentação a vida.
Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da  superfície da Terra que é a camada   de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera  e Litosfera, dando origem a Biosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.

Uma Fina e Delicada Película
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Tais relações são muito antigas, na realidade, sua origem é de vários milhões de anos. Contudo, o termo biosfera é recente, assim como a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. Sua espessura não ultrapassa os 50 km e, quando comparada ao diâmetro da Terra, percebe-mos quão frágil é. Porém, sua fragilidade vem do fato de ela manter-se graças a um jogo de forças muito sensível que se autoregula e se autopreserva. Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente. A alteração de um deles pode desencadear uma série de reações que atingirão alguns dos elementos do sistema, além do sistema como um todo. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.
A litosfera – ou crosta terrestre  a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. A litosfera tem cerca de 200 km de espessura.
A parte interna do globo terrestre é composta por diversas camadas, com diferentes materiais. Cada uma delas possui temperatura e densidade próprias, o que traz implicações sobre a dinâmica interna da Terra, como as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra
Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta ou um satélite. A atmosfera (do grego atmós, gás; sphaîra, esfera) da Terra tem espessura estimada em 800 km. É formada por gases, principalmente o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%) e o argônio (0,9%), e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre, que totalizam apenas 0,1% do volume do ar atmosférico. A atmosfera contém também microrganismos e partículas sólidas, como cinzas vulcânicas e poeira.
Atividades - vestibular
I - . (Unifor-CE) A figura inserida no texto que simboliza a interdependência das esferas ( litosfera, atmosfera e hidrosfera )ou partes da terra. Dessas relações é correto afirmar que:
a) a biosfera é a crosta sólida da terra e não tem relações com as camadas atmosféricas.
b) da relação exclusiva entre atmosfera e litosfera resulta o ciclo da água ou ciclo hidrológico
.c) os solos derivam de uma relação mais direta entre litosfera, atmosfera e biosfera
d) a hidrosfera é composta pelas bacias oceânicas e pelas terras emersas continentais

II - Exercícios de fixação:
1-  O planeta Terra , é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, em função disto, encontre no texto um argumento que justifique a existência de vida na Terra.
2 - O planeta Terra , é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes, quais são estes ambientes ?
3 - Onde ocorre a interação entre estes ambientes , ou qual é a camada de contato e inter-relacionamento entre estes ambientes?
4 - Em que resulta uma relação equilibrada e natural desses ambientes ( atmosfera, hidrosfera e litosfera )?
5 - Podemos dizer então que a biosfera é:
6 - Comente sobre a importância da biosfera para a humanidade ?
III - Comente:
7 - Litosfera:
8 - Hidrosfera:
9 - atmosfera:
http://www.geocotidiano.xpg.com.br