GEOGRAFIA - Brasil - Formação II
 E. E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - T3-A4-S2 - Prof. Silvio - 2006
Brasil - 5º Maior do Mundo em Extensão
Este país onde você nasceu, chamado Brasil , ocupa um território de 8,5 milhões de km , é o 5º país do mundo em extensão territorial, perde apenas para Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
Brasil - América do Sul

Brasil na América do Sul
O território do Brasil corresponde a 47% da América do Sul onde esta localizado  e faz fronteira com quase todos países.
Brasil e suas Fronteiras
O Brasil faz fronteira com 10 países: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia ao Norte; Uruguai e Argentina, ao Sul; e Paraguai, Bolívia e Peru, ao Oeste.
O Equador e o Chile são os dois únicos países do Continente Sul-americano que não têm divisas com o Brasil.
Paraguai: é famosa por servir como passagem de brasileiros que vão a este país, em busca de mercadorias para revendê-las no Brasil, exigindo fiscalização constante para evitar a sonegação de impostos.
Colômbia: uma fronteira que tem despertado atenção por causa da guerrilha conduzida pela Farc (forças Armadas e Revolucionárias da Colômbia) e do tráfico de drogas existente no país vizinho, exigindo controle e vigilância numa fronteira, que tem como principal característica situar-se em da floresta amazônica.
Bolívia: Com o Brasil tem a maior faixa de fronteira, dividida em quatro Estados: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A questão mais recente entre Brasil e Bolívia é de natureza comercial, a partir do momento (1º de maio de 2006) em que o governo boliviano de Evo Morales estatizou as empresas estrangeiras na Bolívia, que se dedicavam a exploração de petróleo e gás, incluindo entre elas a empresa brasileira Petrobras, que contruiu um gasoduto de 3.000 km, desde a Bolívia até os principais centros consumidores no Brasil, consumindo 80% do gás produzido na Bolívia. Outra questão foi a aquisição do território do Acre, resolvida em 1903.
O Brasil - O Único: o único país do mundo cortado por duas linhas imaginárias, a linha do Equador passa pela Região Norte do País próximo à cidade de Macapá e o trópico de Capricórnio corta o país ao Sul, próximo à cidade de São Paulo.
Brasileiros Falam Português: enquanto que os demais países da América do Sul falam espanhol, a excessão da Guiana ( inglês ), Suriname ( holandês ) e a Guiana Francesa ( francês ). Consequência do processo de colonização.
O Oceano Atlântico: se estende por toda a costa Leste do país, resultando em 7.367 km de orla marítima, cujo potêncial não é totalmente explorado.
Riquezas Minerais: A extensão territorial do Brasil, o faz dispor das maiores reservas de ferro do mundo ( Quadrílatero Ferrífero - MG e em Carajás - PA ), a maior parte desta produção é exportada para os EUA e Japão.
País em Desenvolvimento: nesta condição o país exporta matéria prima a um preço inferior, para depois proceder a importação desta matéria prima já manufaturada, com tecnologia e alto valor agregado, a um preço muitas vezes superior.
Brasil - População: tem  uma população de mais de 169 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2000, feito pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). A maioria das grandes cidades localiza-se próxima a faixa litorânea, enquanto que o interior é pouco povoado. A região Sudeste é a que concentra a maior parte da população, tanto em números absolutos como em relativos. A densidade demográfica no Sudeste é de 74 hab./km , enquanto que no Nordeste, a segunda região mais densamente povoada, é de 29 hab./km2 , depois vem a região Sul com 24 hab./km2 . A região Norte 3 hab./km2 e a região Centro-oeste 7 hab./km2 , logo estas duas apresentam muitos vazios.
Brasil - Economia: é importante evidenciar que o Brasil é um país em desenvolvimento, industrializado, possui tanto industrias de bens de produção ( siderúrgicas, refinarias de petróleo ) , como as de bens de consumo ( automobilística, de vestuário ). É auto-suficiente em petróleo, e um dos maiores produtores mundiais de álcool de cana de açucar.
O PIB  ( produto interno bruto ): do Brasil em 2005 foi de US$ 797 bilhões ( 10º maior do planeta ), isto significou um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior, ficando atrás dos EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, China, França, Itália, Canadá, Espanha.
( PIB - Produto Interno Bruto, é a somatória de de bens e serviços que o país produz durante um ano )

Exercícios de aplicação:
1 - Qual é a área do território brasileiro, e que posição este ocupa em relação aos demais países do mundo ?
2 - Em termos de território, qual situação do Brasil em relação a América do Sul ?
3 - Com quais países o Brasil faz fronteira na América do Sul ?
4 - O Brasil faz fronteira com quase todos países da América do sul, exceto:
a) Chile e Argentina    b) Equador e Bolívia    c) Chile e Equador    d) Colômbia e Venezuela
5 - A Bolívia tem a maior extensão de fronteira com o Brasil, quais estados brasileiros fazem fronteira com o Brasil ?
6 - Relate que evento ocorreu envolvendo as relações entre o Brasil e a Bolívia, relacionado com gás e petróleo.
7 - Devido sua localização e extensão, passam sobre o território brasileiro duas importantes linhas imaginárias do globo terrestre, assinale a alternativa que contem essas duas importantes linhas imaginárias.
 a) Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio             b) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio
 c) Trópico de Câncer e Linha do Equador                     d) Trópico de Câncer e Círculo Polar.
8 - A grande maioria dos países da América do sul falam o espanhol, exceto o Brasil, cuja língua é o português. Há ainda um grupo de países que não falam , nem português, nem espanhol, relacione-os com suas respectivas línguas;
9 - Comente sobre reservas minerais do Brasil; tipo de minério;  localização das reservas;  principais países importadores.
10 - De acordo com o censo de 2000, feito pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) o Brasil possui uma populaçaõ de mais de 169 milhôes de habitantes, analisando o mapa apresentado pelo professor, Brasil - Densidade Demográfica, que características podemos observar em relação a distribuição da população no território brasileiro ?
11 - O texto afirma que a economia do Brasil, que já foi 7º do mundo, é atualmente a 10º economia do mundo. Que característica da economia é utilizada que possibilita compará-la com a economia de outros países? afirmação ?
12 - Qual o significado do PIB ( Produto Interno Bruto ) de um país ?
13 - Após a leitura do texto e reflexão, que argumento você encontra para justificar o aumento da população que vive em sub-moradias, na  periferia  das cidades.